Sua escola de cursos deve ter mais que o facebook…
Você finalmente abriu sua escola de cursos livres. Idiomas, danças, ou música, aquilo que você gosta. Conseguiu uma boa sala, comprou mesas e cadeiras, decorou com o tema pertinente. Os computadores são novos, a recepção em um estilo aconchegante.
Sua fachada identifica bem a que se destina o lugar. Com a grade de horários à vista, seus alunos e futuros alunos sabem quando e como se inscrever. Com os valores das mensalidades definidas, já dá para saber o quanto precisa faturar para pagar as contas e sobrar no fim do mês.
Com isto tudo, a sua escola tem quase tudo o que precisa para abrir as portas e receber seus alunos. Mas atualmente, estar fisicamente em um lugar não é o bastante. Qualquer empresa – e aí entra também sua escola – precisa ter seu lado virtual. E não estamos falando apenas de rede social!
Site e redes sociais
Ter um site para divulgar a sua escola de cursos é obrigatório, mas não é seguido por muitos donos. É consenso hoje, dentro do marketing digital, que apostar somente nas redes sociais para servir de vitrine de sua empresa é algo muito arriscado. Com um site você pode expor mais da sua escola. Criar conteúdo que ficará para você e ser compartilhado!
Você se lembra do Orkut? E do Second Life? MySpace? Pois é, todas estas redes sociais já se foram. Se você colocar sua escola apenas em uma página do Facebook estará colocando todo o seu fluxo de comunicação e divulgação em algo de terceiros, que pode acabar. Portanto, não em algo que é realmente seu e que depende apenas de você.
Então o mais recomendado é que tenha o seu site, em um domínio próprio. A partir disto, use as redes sociais para divulgar o conteúdo do site e interagir com o público. Por exemplo, você pode falar de intercâmbios de idiomas ou um evento musical e, no Facebook e Instagram, postar link para a matéria e fotos do evento.
Gestão do negócio nas nuvens
Outra forma de se estar na internet e usar as facilidades do acesso a qualquer momento e lugar é usar um software de gestão na nuvem. Este tipo de sistema, conhecido como SaaS (software-como-serviço), possibilita que você use o sistema em qualquer dispositivo conectado na internet. Você não baixa o programa. Você paga uma assinatura mensal para acessá-lo através do navegador, sem precisar se preocupar com estrutura de informática, como servidores e backup.
Neste modelo de sistema, você acessa também de qualquer lugar e a qualquer hora. Pode ver a gestão da sua filial sem precisar se deslocar para outra cidade. Ou fazer projetos em outros pontos e lugares e mesmo assim ter o controle das presenças dos alunos.
Então, com um software como o RollClass, você pode controlar as mensalidades, presenças, grades de aula e ter os relatórios e gráficos na ponta do dedo. Como é um sistema responsivo, ele vai se adaptar ao tipo de tela: computador, laptop ou smartphone.
Podemos ver assim que ter sua escola de cursos livres na internet não é apenas ter uma página no Facebook ou outra rede social. Você pode aumentar sua presença digital tendo o seu site como “casa própria” e as redes para divulgar e interagir com os interessados. Além disso, use a internet para gerenciar sua empresa, com um sistema na nuvem, reduzindo assim riscos e investimento em estrutura.